domingo, 26 de março de 2023

Edward Zwick - “O Prodígio” / “Pawn Sacrifice”


Edward Zwick
“O Prodígio” / “Pawn Sacrifice”
(EUA/Canada – 2014) - (115 min./Cor – P/B)
Tobey Maguire, Liev Schreiber, Peter Sarsgard, Michael Stuhlberg.

Edward Zwick oferece-nos, com o filme “Pawn Sacrifice” / “O Prodígio”, dois olhares em simultâneo: a vida do campeão de Xadrez norte-americano Bobby Fischer e o confronto entre as duas superpotências que ocorreu num tabuleiro de xadrez, entre o então soviético e campeão do mundo de xadrez Boris Spassky e o neurótico norte-americano Bobby Fischer, estávamos no início da década de 70, do século XX, mais precisamente em 1972.


Recordo-me que, na época, após o telejornal das 20 horas, na RTP tínhamos um especialista na matéria do Xadrez a explicar aos espectadores todos os lances havidos na partida, com um quadro de xadrez na parede e movimentando as peças com uma das mãos, enquanto na outra tinha um ponteiro e assim também sucedia em muitos países, em que o Poder parava para assistir ao duelo entre dois Mestres do Xadrez!


O filme de Edward Zwick possui uma reconstituição de época notável, a par de uma excelente direcção de actores, onde se destaca Liev Schreiber na composição do campeão soviético de Xadrez Boris Spassky, que viria a ser derrotado pelo genial Bobby Fischer (Tobey Maguire), que criava jogadas desconhecidas de todos. Já Michael Stuhlberg (o célebre “homem sério” dos irmãos Cohen), também merece uma referência bem positiva pelo seu desempenho, tal como todos os restantes actores do filme.


No final da película são-nos oferecidas imagens dos caminhos percorridos pelo campeão de xadrez Bobby Fisher, que recusou contratos de milhões de dollars, foi preso por mendicidade e terminou a viver exilado na Islândia, onde viria a falecer. “O Prodígio” / “Pawn Sacrifice”, de Edward Zwick, não é apenas um filme para os amantes de xadrez (onde me incluo), é também uma lição de cinema dada por um grande cineasta!

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário