quinta-feira, 31 de agosto de 2023

Paul Motian Trio - “Dance”


Paul Motian Trio
“Dance”
ECM Records
1978

Paul Motian – rrums, percussion.
David Izenzon – bass.
Charles Brackeen – soprano saxophone, tenor saxophone.

1 – Waltz Song – 7:07
2 – Dance – 7:25
3 – Kalypso – 4:17
4 – Asia – 7:40
5 – Prelude – 6:50
6 – Lullaby – 5:59

Paul Motian

Paul Motian, que nos deixou aos 80 anos, em 2011, é um nome incontornável na arte da bateria, mas também como compositor, onde as raízes da música popular e o jazz encontraram o oásis perfeito para se expandirem. E seria com o famoso trio do pianista Bill Evans, o mais romântico de todos os pianistas da história do jazz, que iremos fixar para sempre o nome de Paul Motian, ao lado desse enorme artista do contrabaixo que foi Scott LaFaro, que infelizmente partiu demasiado cedo, deixando marcas profundas na vida de Paul Motian, devido à profunda amizade que os unia na música.

Anos mais tarde, iremos encontrá-lo no trio de Keith Jarrett ao lado de Charlie Haden, criando álbuns memoráveis, assim como no famoso quarteto americano do célebre pianista, quando o saxofonista Dewey Redman se lhes juntou. E assim, durante décadas, Paul Motian fez parte da formação clássica do trio de jazz, mas quando ele gravou como líder em trio decidiu dispensar o piano e optar pelo convívio com os instrumentos de sopro, nesse triângulo constituído por bateria, contrabaixo e saxofone, que é precisamente o formato deste magnifico “Dance”, que nos revela como o jazz é a mais criativa e libertária música do universo, onde todos os instrumentos podem conviver em perfeita harmonia, nunca deixando de nos oferecer a sua própria singularidade.

Gravado em Setembro de 1977 no Tonstudio Bauer, Ludwigsburg, por Martin Wieland. Capa do álbum de Kenneth Hunter. Fotografia de E. J. Fadell. Layout de Sascha Kleis. Produção de Manfred Eicher. Todas as composições são da autoria de Paul Motian.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário