quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Ralph Towner - “Solstice - Sound and Shadows”


Ralph Towner
“Solstice - Sound and Shadows”
ECM Records
1977

Ralph Towner – 12 string guitar, classical guitar, piano, french horn.
Jan Garbarek – soprano saxophone, tenor saxophone, flute.
Eberhard Weber – bass, cello.
Jon Christensen – drums.

1 – Distant Hills – 10:43
2 – Balance Beam – 10:37
3 – Along The Way – 5:10
4 – Arion – 8:40
5 – Song of the Shadows – 9:25

Ralph Towner

Quando este quarteto liderado por Ralph Towner gravou o álbum “Solstice”, em 1975, recebeu um fabuloso acolhimento por parte do público e da crítica especializada, ficando de imediato conhecidos nos meios do jazz como a Banda Solstice.

Dois anos depois, em 1977, eles regressaram com este “Sounds and Shadows”, ainda mais colorido, musicalmente falando, do que o seu trabalho anterior, mas mantendo as mesmas virtudes e acrescentando um certo saber, fruto da convivência musical entre os seus membros, que se vai estendendo a outros projectos, onde estes quatro músicos de eleição se vão encontrando, nesse extenso e maravilhoso planeta que é o jazz.

“Distant Hills”, o tema de abertura desta “Shadows and Lights”, é dedicado à memória de Charles Weidman, bailarino e coreógrafo norte-americano, falecido em 1975, tendo conquistado o Heritage Award em 1970, recorde-se que um dos seus alunos foi o genial cineasta e coreógrafo Bob Fosse.

Gravado em Fevereiro de 1977 no Talent Studio, Oslo, por Jan Erik Kongshaug. Fotografia de Roberto Masotti. Design de Barbara Wojirsch. Produção de Manfred Eicher. Todas as composições são da autoria de Ralph Towner.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário