terça-feira, 26 de março de 2024

Raphael - “Yo Soy Aquele”


Raphael
“Yo Soy Aquele”
45 RPM
Alvorada
1966

1 -Yo soy aquel
2 - Hasta Venecia / "Jusqu'a Venise"
3 - Es Verdad
4 - La Noche / "La Nuit"

Sempre que escrevo umas palavras sobre música aqui no blog é inevitável recordar-me desses discos de vinil de 45 rotações por minuto e das suas memórias, ou seja por detrás de cada um deles existe certamente uma história de como me chegaram às mãos. Confesso que não foram muitos, mas com a idade de apenas um dígito, estava mais interessado na diversidade de músicas que me era oferecida pelo meu pequeno transístor amarelo de Onda Média.

Mas a história do meu primeiro vinil está rodeada de uma célebre conversa de surdos, nesses longínquos anos 60. Nesse dia tinha ido com a minha avó a uma loja situada na Baixa Lisboeta chamada Vapedrone, comprar o primeiro gira-discos e alguns discos e após ela ter optado por um gira-discos muito engraçado, em formato de mala, e ter escolhido os seus discos da Amália, incluindo o célebre “Povo Que Lavas no Rio” e alguns do Tony de Matos, que estava na época muito em voga e tinha tido um imenso sucesso no filme “Rapazes de Táxis”, ao lado de António Calvário, realizado pelo Constantino Esteves, a minha avó disse-me para eu escolher um disco e de imediato pedi ao funcionário da loja o “San Francisco” e deram-me para a mão o “I Left My Heart in San Francisco” do Tony Bennett e então pedi, a medo, se podia ouvir e quando a música começou a tocar, disse logo que não era aquele o disco. Na verdade o que eu pretendia era o “San Francisco” do Scott McKenzie, mas não sabia o nome do intérprete.

Enquanto o funcionário da loja ateimava comigo que o disco que eu pretendia era aquele do Tony Bennett e eu dizia que não, a minha avó pessoa sábia disse para eu escolher outro, já que não queria aquele disco. Mas eu queria era o Scott McKenzie e o seu “San Francisco” (cidade que irei conhecer muitos anos depois) e insistia no assunto com uma certa vivacidade e nisto a minha avó surge com um disco do Raphael, cantor espanhol que estava a ter um enorme sucesso na época com o tema “Yo Soy Aquele” devido à sua presença no Festival Eurovisão da Canção e assim comecei a minha discoteca de Rock em pequenino com o Raphael, o meu primeiro vinil de 45 RPM, que é tudo menos Rock!

Ao encontra-lo hoje no You Tube e na net a capa do respectivo disco de vinil, decidi contar-vos os primeiros passos do meu encontro com a música em formato de vinil.

Nota: O gira-discos possibilitava escutar discos de 16, 33, 45, 78 RPM, embora só tenha tido discos de vinil de 33 e 45 RPM.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário