domingo, 24 de março de 2024

Agatha Christie - "Hercule Poirot - A Aventura do Bolo de Natal" / “The Adventure of The Christmas Pudding”


Agatha Christie
"Hercule Poirot - A Aventura do Bolo de Natal" / “The Adventure of The Christmas Pudding”
Páginas: 240
Colecção: Obras de Agatha Christie nº.48
Edições Asa
Ano: 2008

Agatha Christie refere-se a “A Aventura do Bolo de Natal” como uma extravagância pessoal, que lhe fazia recordar com muito prazer os Natais da sua juventude e, quando lemos este conto fabuloso, ficamos verdadeiramente deliciados pela forma como ele nos surge, totalmente diferente das habituais abordagens que a escritora fazia nos contos protagonizados pelo detective belga Hercule Poirot.

Ao terminarmos a leitura do primeiro capítulo, descobrimos que permanecemos na escuridão, apesar do encontro de que somos testemunhas em casa de Hercule Poirot. Depois partimos com ele para a Mansão onde se comemora essa maravilhosa festividade que é o Natal, para então irmos caindo de surpresa em surpresa. E neste fabuloso conto, publicado pela primeira vez na Grã-Bretanha em 1960, temos o imperturbável e fiel George, a acompanhar Monsieur Hercule Poirot.

Rui Luís Lima

Agatha Christie
(1890 - 1976)

«A cena revelava efectivamente algum dramatismo, Bridget estava caída na neve a alguns metros de distância. Estava com um pijama escarlate e um agasalho de lã branco à volta dos ombros. O agasalho estava manchado de vermelho. Tinha a cabeça de lado, escondida por uma massa de cabelo preto espalhado. Um dos braços estava debaixo do corpo, o outro estava estendido com os dedos fechados e, no centro da mancha vermelha, erguia-se o cabo de uma grande cimitarra curda que o coronel Lacey ainda na noite anterior havia mostrado aos seus hóspedes.
- Mon Dieu! – exclamou Poirot. – Parece uma cena de teatro.»

Agatha Christie
"A Aventura do Bolo de Natal"

Sem comentários:

Enviar um comentário