segunda-feira, 31 de julho de 2023

Lawrence Durrell - "Quinx ou A História do Estripador" / "Quinx or The Ripper's Tale"


Lawrence Durrell
"Quinx ou A História do Estripador" / "Quinx or The Ripper's Tale"
(Quinteto de Avignon 5)
Páginas: 160
Difel

Um dos temas que mais fascinou Lawrence Durrell foi a história do célebre tesouro dos Templários, sempre tão cobiçado por essas forças negras que o desejavam encontrar para obterem o poder que pensavam emanar dele.

Porque razão esses Cavaleiros da Cruz se renderam, sem resistência e foram subjugados, torturados e mortos sem exprimir uma palavra, permanece como um dos grandes enigmas da Idade Média e que mais uma vez atravessa as páginas deste livro ao mesmo tempo que reencontramos neste volume final diversas personagens bem conhecidas deste “Quinteto de Avignon”, a começar pelo escritor e o seu duplo. Uma genial obra literária!

Rui Luís Lima

Lawrence Durrell
(1912 - 1990)

«O sol dormitava no meio das rochas e algures um rouxinol monologava. Blanford tinha feito um gesto que exprimia adequadamente o seu sentimento de que isto iria ser um novo princípio na sua vida. Ele tinha deitado fora todas as suas notas para o novo livro, sacudindo a pasta da janela do comboio e vendo as folhas espalharem-se e afastarem-se ao sabor do vento pelo vale do Ródano abaixo. Como uma árvore despojando-se nas suas pétalas – bocados de todas as cores e tamanhos. Ele tinha decidido nessa noite que se voltasse alguma vez a escrever seria sem premeditação, sem notas e palnos, mas tão espontaneamente como uma cigarra canta ao sol de Verão.»

Lawrence Durrell
In “Quinx ou A História do Estripador”
(Tradução de Daniel Gonçalves)

Sem comentários:

Enviar um comentário