quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Ralph Towner / Gary Burton - “Matchbook”


Ralph Towner / Gary Burton
“Matchbook”
ECM Records
1975

Ralph Towner – 12-string guitar, classical guitar.
Gary Burton – vibraharp.

1 – Drifting Petals (Ralph Towner)– 5:14
2 – Some Other Time (Comden/Green/Bernstein) – 6:12
3 – Brotherhood (Gary Burton) – 7:08
4 – Icarus (Ralph Towner)– 5:48
5 – Song For a Friend (Ralph Towner)– 5:05
6 – Matchbook (Ralph Towner)– 4:29
7 – 1x6 (Ralph Towner) – 0:52
8 – Aurora (Ralph Towner) – 5:07
9 – Goodbye Pork Pie Hat (Charlie Mingus) – 4:22


Um dos maiores símbolos do denominado jazz de câmara, criado muito especialmente no continente europeu, embora envolva inúmeros músicos norte-americanos, como sucede precisamente em “Matchbook”, possui o seu ponto máximo nos álbuns de duetos em que encontramos diálogos entre dois instrumentos, improváveis, conduzindo a um romance perfeito.

Em “Matchbook”, Ralph Towner com as suas guitarras clássicas e a famosa de 12 cordas, brilha de forma intensa ao lado de Gary Burton, portador desse seu célebre som cristalino oriundo da vibraharp, que termina sempre por nos invadir a alma.


Embora Ralph Towner assine a maioria dos temas que escutamos em “Matchbook”, alguns já conhecidos de outras gravações, como é o caso de “Icarus”, incluído no álbum “Diary” do guitarrista, temos também o famoso “Some Other Time”, desse grandioso compêndio musical que é o “Great American Songbook” e a fechar com chave de ouro o álbum “Matchbook”, temos o imortal tema de Charlie Mingus “Goodbye Pork Pie Hat”, que também ficou bem famoso através da voz de Joni Mitchel e da guitarra acústica de John McLaughlin, num outro registo.

Gravado nos dias 26 e 27 de Julho de 1074, no Studio Bauer, Ludwigsburg, por Martin Wieland. Fotografias de Paul Maar. Capa do álbum e Design de B & B Wojirsch. Produção de Manfred Eicher.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário