quarta-feira, 6 de setembro de 2023

Charles W. Runyon - "Em Tempos Havia os Bois..."


Charles W. Runyon
"Em Tempos Havia os Bois..."
Magazine do Fantástico e Ficção Cientifica nº.3
(The Magazine of Fantasy and Science Fiction)
Matriz / Editorial Império

A ficção-científica, como obra literária, muitas vezes é considerada menor, mas quando lemos um livro de Jules Verne esquecemo-nos que ele foi um explorador deste género literário, a que se seguiram nomes como H. G. Wells, Isaac Asimov, Arthur C. Clarke, Robert A. Heinlein, Ray Bradbury artífices incontornáveis neste universo em que a imaginação dos seus autores lhes permite abordar os mais diversos temas fugindo a essa entidade da mente conhecida como auto-censura, para depois ludibriarem com arte e engenho os policias do pensamento.

Charles West Runyon (1928 - 2015) iniciou-se na ficção-cientifica com "First Man in a Satellite" em 1958, mas antes já assinara diversos contos policiais e seria no famoso "The Magazine of Fantasy and Science Fiction", que irá encontrar o sucesso, sendo "Em Tempos Havia os Bois..." um desses contos a ter edição no número três do "Magazine do Fantástico e Ficção Cientifica", que se revelou ser uma das mais belas aventuras editoriais no nosso país, na divulgação do conto de ficção científica.

Rui Luís Lima


« - Em tempos havia um animal na Velha Terra, chamado boi. Os homens tomavam conta deles, alimentavam-nos, construíam-lhes abrigos. Tomavam-nos como mascotes e davam-lhes nomes. Curavam as suas doenças e destruíam os seus inimigos. Quando os bois engordavam, eram mortos e comidos. E as pessoas não viam nada de estranho nisso».

Charles W. Runyon
in "Em Tempos Havia os Bois..."

Sem comentários:

Enviar um comentário