quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Eberhard Weber - “Silent Feet”


Eberhard Weber
“Silent Feet”
ECM Records
1978

Eberhard Weber – bass.
Charlie Mariano – soprano saxophone, flutes.
Rainer Bruninghaus – piano, synthesizer.
John Marshall – drums.

1 – Seriously Deep – 17:48
2 – Silent Feet – 12:11
3 – Eyes That Can See In The Dark – 12:20

O quarteto “Colours”, liderado pelo contrabaixista Eberhard Weber, revelou-se pelo colorido das suas composições, respirando vivacidade por todas as notas e praticando uma musicalidade até então desconhecida nos anais do jazz, sendo inúmeros os registos do grupo ao vivo, que nos provam bem esse ambiente que era oferecido aos espectadores dos seus concertos.


Por outro lado, será sempre de referir que no primeiro álbum do grupo o baterista foi John Marshall, oriundo do célebre grupo de rock progressivo “Soft Machine”, passando mais tarde a bateria para Jon Christensen e se Eberhard Weber, compositor de todos os temas que escutamos, possui essa arte e som únicos, já os fraseados do piano e sintetizadores de Rainer Bruninghaus, sempre lhe fizeram uma óptima companhia, mas será a presença de Charlie Mariano, que irá marca decididamente o som desta inesquecível banda de jazz.

Todas as composições são da autoria de Eberhard Weber. A edição em vinil, quando foi lançada no mercado, oferecia um encarte de 4 páginas intitulado “Some More Colours”, com cinco trabalhos de Maja Weber, esposa de Eberhard Weber, feitos em guache e lápis.

Gravado em Novembro de 1977 no Tonstudio Bauer, Ludwigsburg, por Martin Wieland. Lacquer Cut de Henry Riedel (Tonstudio Bauer). Capa e pinturas de Maja Weber. Layout Dieter Bonhorst. Fotografia de Roberto Masotti. Produção de Manfred Eicher.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário